quinta-feira, 21 de junho de 2012

21. Zanshin.


"Zanshin."
"Espírito remanescente."

Sem entrar por divagações esotéricas, Zanshin é exatamente o que a tradução indica: "espírito remanescente", isto é, "a expectativa de um acontecimento imediatamente a seguir".
Zanshin é a atenção remanescente de um procedimento efetuado anteriormente, isto é, o Zanshin tem sempre "algo" que o evoca ou provoca, tem sempre uma "causa", daí ser sempre uma "consequência", por exemplos posso citar:
- Em Kyūdō, quando disparamos a flecha, do momento que a mesma deixa o arco, descreve a sua trajetória, até atingir o seu alvo, mantemos Zanshin - a atenção, o espírito remanescente causada pelo ato de disparar a flecha.
- Quando executamos uma técnica contra um adversário quer em Jūdō, Aikidō, Kendō, Iaidō, Kobudō, Karatedō etc. ficamos atentos para ver ser não vai haver contra ataque, mantemos a atenção, o espírito remanescente para ver se a técnica foi efetiva... 
Este estado de Zanshin foi causado pela execução da técnica.
- Quando iniciamos um Kata de Karate, ao ouvir a voz de comando para "iniciar", é este o espírito que se espera de qualquer bom praticante: atenção correta no momento correto.
O Zanshin, neste caso, foi iniciado pelo começo da execução do Kata.
- Ao terminar o Kata, também é este o espírito que se espera do bom praticante, pois Yame ("Parar") não significa Yasume ("Descansar")... Yame implica Zanshin enquanto que Yasume indica o seu término.

Daí ser chamado de "espírito remanescente", porque deve perdurar por mais algum tempo a fim de verificar o resultado da ação iniciada imediatamente antes... naturalmente, com todas as implicações que tal atenção mental exige.

Nenhum comentário:

Postar um comentário