quinta-feira, 21 de junho de 2012

10. Tada ima.


"Tada ima".

Eis um conceito Budista extremamente simples e de repercussão imensurável.
"Tada ima" significa nada mais, nada menos, do que "somente agora".
E por que este conceito é importante?
Porque nós estamos acostumados a viver as memórias do passado, arrependendo-nos de coisas que fizemos ou que não fizemos; fazemos planos para o futuro, esperando que mil e uma coisas aconteçam de acordo com os nossos planos... e vivemos assim: a saltar do passado para o futuro, esquecendo-nos de viver o presente. O que eu fui ontem, não sou hoje e, definitivamente não serei amanhã.
Se o passado não conseguimos alterar e o futuro é mesmo incerto, resta-nos a realidade pateticamente simples de que só vivemos o presente, vivemos "somente agora".
Esperar para ser feliz "amanhã", esperar que algo aconteça de acordo com os nossos desejos é deixar de viver o momento presente... estamos constantemente a perder o tempo presente (quer por viver memórias do passado de glória ou frustrações ou por planos para um futuro)!
"Tada ima" é a vivência presente, neste momento, onde concentramos toda a nossa energia e vivemos o instante sem as memórias passadas ou ilusões futuras. É viver "agora", é treinar "agora", é agir "agora".


Nenhum comentário:

Postar um comentário