quinta-feira, 21 de junho de 2012

09. Shizen Tōta.


"Shizen Tōta".

Shizen Tōta é o ajuste natural do Universo: "Não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe".
自然 SHIZEN - Natural.
淘汰 TŌTA - Seleção.
Tudo segue o fluxo e equilíbrio do Universo... nascimento e morte, crescimento e declínio, o bem e o mal, In e Yō (Yin e Yang Chineses)...
-----

[Conto Zen.]
---
自然淘汰 SHIZEN TŌTA - "A ORDEM NATURAL".
=========================================
Um homem muito rico pediu a um mestre Zen que escrevesse um texto que sempre o lembrasse o quão feliz ele era com a sua família.
O mestre Zen pegou um papel, pincel, tinta e, com uma linda caligrafia , escreveu:
 祖死父死 ("O ancestral morre. O pai morre.")
 子死孫死 ("O filho morre. O neto morre.")
"O quê?!" diz o furioso abastado. "Eu pedi algo que me inspirasse, um ensinamento que pudesse ser contemplado com respeito pelas gerações futuras e você escreve algo tão depressivo e sombrio como estas palavras?!" 
 "Você pediu algo que o lembrasse quão feliz você é com a sua família", responde o mestre Zen. "Se o seu neto morresse primeiro, isto seria uma experiência insuportável para si e para a sua família. Se o seu filho morresse primeiro, todos na sua família seriam devastados por uma dor imensurável. Contudo..." continua o mestre, "...se a sua família desaparecer na ordem que eu escrevi no papel, este será o curso natural da vida. Assim, mesmo que todos enfrentemos momentos de dor durante as nossas vidas, as gerações futuras perdurarão e o seu legado permanecerá."

Nenhum comentário:

Postar um comentário