quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

44. Sōshin Fu-i.

Sōshin Fu-i.
"Um espírito forte é imparável."

Esta é mais uma alusão ao já conhecido SHINGITAI [Espírito, Técnica e Condicionamento físico (Força)], onde "a técnica vence a força e o espírito vence a técnica".

A meu ver, SHINGITAI 心技体 e BUNBU-ICHI 文武一 são dois dos ensinamentos mais importantes nas Artes Marciais japonesas (se não os mais importantes), porque - a nível marcial - enquanto um ensina  "o que devemos" buscar e o outro ensina "como devemos" buscar, respectivamente.

Infelizmente, estes são ensinamentos antigos e, assim como o respeito pelas tradições antigas, é algo que há muito foi esquecido... não só no mundo marcial, mas na sociedade em geral.

Um comentário:

  1. Comentário feito por Inocentes Sensei através de e-mail:

    «Joseverson San:

    Aprendi em aulas de filosofia (ou psicologia, já não me lembro bem!) nos meus tempos de liceu que "generalizar é um defeito"!

    Este excelente post merece um modesto acrescento no último parágrafo, se me permite:(...) é algo que há muito foi esquecido POR MUITAS PESSOAS, NÃO TODAS... não só no mundo marcial, mas na sociedade em geral.

    GRANDE ABRAÇO!
    Armando Inocentes»

    --------------

    Mesmo que a "filosofia (ou psicologia)" diga que generalizar é um defeito, a "estatística" lida com amostragens concretas e no universo marcial no qual estamos inseridos, estatisticamente falando, o número de "nem todos" tende a zero. Portanto, não fiz menção a um número exato.
    (^_^)

    ResponderExcluir